segunda-feira, setembro 03, 2012


Percurso de produção e revisão de resenhas - 1808

0

Parte 1

Parte 2

Parte 3
ž gênero textual : relato
ž Como já tínhamos um trabalho permanente de roda de leitores, foi proposto ao grupo que após a roda de leitores eles produzissem sinopses dos seus livros, para podermos colocar na capa dos livros da biblioteca.
ž Esta proposta especificamente não vingou, mas a proposta das produções sinopses, sim. Estudamos as características deste tipo de texto, lemos algumas e levantamos algumas características. Quando o grupo já estava dominando a produção deste tipo de texto, a professora começou a repertoria-los de resumos. Leu alguns resumos de livros que conheciam na internet e discutiram como era a composição daquele tipo de texto. Começaram então, a produzir resumos dos livros lidos.
ž Com este material em mãos, a professora sugeriu que os resumos se tornassem resenhas e fossem postados no blog dos alunos.
ž Daí pra frente começou um processo sistemático de escolha de livros, leitura, roda de leitores, produção de resenhas, revisão, digitação e postagem das produções.
ž Este trabalho foi realizado também nas demais áreas do conhecimento. Nas áreas de geografia, ciências e história, os alunos exploravam mapas, assistiam filmes, liam e faziam exercícios do livro e no fechamento daquele tema, era solicitada uma produção textual sobre o que haviam aprendido acerca daquele tema.
ž Antes da produção a professora costuma fazer um levantamento de temas estudados com a sala, a fim de alunos menos autônomos não se perderem.
ž Especificamente em história, lemos o livro 1.808- juvenil de Laurentino Gomes. Diariamente, no ato da leitura, a professora solicitava que os alunos registrassem pontos que achavam interessantes. Ao final do livro, solicitou que os alunos relessem seus registros para realizarem uma produção textual.
 ž A professora leu tais produções e notou que alguns alunos haviam se perdido na cronologia da história, então, a professora fez um roteiro de perguntas que norteariam acertadamente a cronologia dos fatos.žCom este roteiro de perguntas nas mãos, os alunos releram suas produções, e foram conferindo o que tinham contemplado e o que faltava. Fizeram os acréscimos e ao final, passaram o texto a limpo para ser postado no blog.