terça-feira, outubro 23, 2012


Meu Jardim Secreto

0

Guilherme: A Torre Mal Assombrada

0

Brasil Colônia

0

1808 - Brasil Colônia

Guilherme de Oliveira Ferraz

Este livro conta sobre a colonização do Brasil. Maria I deveria governar Portugal, mas tinha uma doença que a deixou louca, então ganhou um apelido popular: Maria Louca. Por causa disso o seu filho D. João VI ficou governando no seu lugar.
A França queria batalhar contra a Inglaterra. Portugal era aliado da Inglaterra, então a França iria batalhar contra Portugal também.  A esquadra de Napoleão Bonaparte ia bombardear Portugal.
Napoleão propôs um acordo com Portugal. Pediu que D. João escolhesse ficar do lado dele ou aguentar as consequências como aliado da Inglaterra.
Dom João VI tinha duas escolhas para mandar a resposta: uma por carta à cavalo, outra por navio. Ele escolheu a carta porque queria ganhar tempo e fugir.
Decidiu vir para o Brasil com sua família Real sendo protegidos pela Inglaterra.
Os portugueses não sabiam que coroa portuguesa ia para o Brasil, então Dom João falou que só ia dar um passeio de barco.
Pegaram todo o dinheiro de Portugal para ir ao Brasil.
Saíram em vários navios, mas não seguiram o mesmo caminho. Uma parte dos barcos foram para o Rio de Janeiro e os que estavam com membros da família real, foram para Salvador.
Eles não gostavam do Brasil porque fazia muito sol e tinha muitos bichos. Dom João dava título de nobreza para quem dava dinheiro para ele. Não precisavam trabalhar, quem dava dinheiro para o governo.
O rei passava em casas colocando um adesivo nas portas escrito: PR "Propriedade do Rei". Quem morava naquela casa, perdia a casa para o novo morador indicado pelo rei.
A família real não trabalhava. Os escravos que faziam tudo.
O rei teve filhos com Carlota Joaquina.
Dom João VI tinha muitos medos e era muito gordo. Tinha medo de trovão, bichos...
O povo formava filas imensas para beijar as mãos do rei. Esta cerimônia chamava: "Beija a mão".
Saíram de Portugal e foram para a Bahia, depois foram para o Rio de Janeiro que se tornou a capital do Brasil.
Dom Pedro assumiu o lugar de D. João VI que estava voltando para Portugal. Isso aconteceu na mesma época que morreu Napoleão Bonaparte.
A Imperatriz Leopoldina ajudou D. Pedro a tomar decisão da independência do Brasil, para serem livres.
 

Felipe Plaza Marques


Antes dos portugueses chegarem ao Brasil ninguém era dono de nenhuma terra.

Quando chegaram aqui começaram a dividir as terras. Eles começaram a fazer cidades, comércios. Com o passar dos tempos, a cidade começou a ficar mais cheia.

Eles trouxeram negros que compraram na África. Eles trouxeram em navios negreiros para virarem escravos e cavarem minas de ouro.

Quando chegaram em Salvador Dom João não foi para o Rio de Janeiro por causa das grandes produções de cana de açúcar. Sua esposa, Carlota Joaquina não queria nem sair do navio. Quando saiu ficou em uma mansão de frente do mar.

Dom João estava em Salvador o povo ficou honrado porque tinha um rei morando lá. Enquanto os escravos trabalhavam duro Dom João, sua esposa e sua família ficavam na vida boa.

Quando Dom João foi embora de Salvador eles foram para o Rio de Janeiro porque toda a sua família já estava lá.

O modo de vida dos portugueses era uma vida boa, eles colocavam os negros para trabalhar e pronto. Todas as pessoas de Portugal viviam de mesada do rei.


Isabela Vitória


Tudo começou quando DOM JOÃO VI estava negociando com a Inglaterra e com Napoleão Bonaparte e os dois estavam em uma briga.

Napoleão era da França, ele mandou uma carta que ia atacar Portugal.

Como que a carta demorou muito pra chegar, deu tempo dele, sua mulher, sua mãe Maria I e sua família fugirem.

Eles estavam com tanta pressa que deixaram malas com talheres de prata no porto.

Quando a tropa da França chegou lá eles derreteram os talheres de prata e destruíram Portugal.

Eles sofreram muitas tempestades, enjoos e no meio do caminho a mulheres pegaram piolhos. Tiveram que raspar o cabelo e passar banha de porco.

Os barcos chegaram em Salvador e no Rio de Janeiro.

A vida da família foi boa. Os negros trabalhavam na plantação de cana de açúcar, café e no extrativismo mineral, e as negras de empregadas domésticas.

O rei destruiu as matas  fez ruas, vielas e criou as cidades.



Loamí Ramá Bezerra Oliveira


EM 1.808 o rei Dom João VI veio ao Brasil. O motivo de sua saída de Portugal foi porque o rei Dom João VI enganou o Napoleão Bonaparte que ficou furioso  e então iria  guerrear com ele.

Dom João VI era um rei muito porco, seu manto era cinza de sujeira e no bolso dele tinha pedaços de frango que ele guardava para quando estivesse com fome, comer.

Quando Dom João VI ia dar uma volta de carruagem e dava vontade dele usar o banheiro, ele mandava os servos montarem seu penico, e depois um dos servos  limpá-lo.

Quando o rei foi embora ele pegou todo o dinheiro do banco do Brasil. Deixou aqui no seu lugar, seu filho, D. Pedro I.

Depois de muito tempo o Brasil ganhou sua liberdade!


Indios

0
ÍNDIOS

Guilherme Ferreira dos Santos

            A região norte é uma região que tem muitas nações indígenas.

            De 210 nações indígenas 53 são isoladas. Desses 53, os Ianomâmis nunca tiveram nenhum contato com os brancos.

            Os índios fazem uma coisa que se chama coivara. Plantam deixando um espaço de terra vazio para a terra voltar ao normal e plantar de novo.

            Os índios falam que o espirito da mandioca é de um bebê que morreu e depois de um ano nasceu uma mandioca perto de onde foi enterrado. Por isso falam que a mandioca é a planta da vida.

            Morreram muitos índios em brigas por território.

            Quando o adolescente vai virar adulto tem que passar por um ritual que tem que arrancar dois pedaços de uma casa de marimbondos e furar a orelha. Depois disso passa por um ritual que os padrinhos escolhem outros nomes e mudam de nomes. Depois eles ficam alguns dias sem pisar no chão e só bebendo água.