No início do século XX a cidade de São Paulo criou seu primeiro bairro: Higienópolis que ganhou este nome porque tinha àgua tratada. Nesse mesmo século os europeus começaram a se refugiar da guerra no Brasil. Vieram para São Paulo: espanhóis, franceses, alemães, ingleses e, principalmente, italianos.
Alguns bairros de São Paulo foram construídos por imigrantes, como a Liberdade que foi fundado pelos japoneses, o Bexiga por italianos.
As estradas de ferro foram feitos em Paranapiacaba e na estação da Luz. No dia 14 de novembro de 1946 a ferrovia da estação da Luz pegou fogo e no mesmo dia, a estação de Paranapiacaba também pegou fogo. Relatórios da época dizem que foi uma falha na energia ou que alguém teria planejado o incêndio.Hoje as duas estações tornaram-se patrimônio histórico de São Paulo.
Paranapiacaba antesAs estradas de ferro foram feitas para transportar café que vinha do interior do estado de São Paulo como: Jundíaí, São José dos Campos, Campinas, Vinhedo e Sorocaba.
Estação da Luz
São Paulo poderia ter outras formas de transportes públicos, mas construíram tantas rodovias, canalizaram tantos rios que não sobrou espaço. Poderiam ter feito hidrovias e mais pontos turísticos naturais.
Postado por: Gabriel Oliveira