sexta-feira, junho 22, 2012


A história de São Paulo

0

     No início do século XX a cidade de São Paulo criou seu primeiro bairro: Higienópolis que ganhou este nome porque tinha àgua tratada. Nesse mesmo século os europeus começaram a  se refugiar da guerra no Brasil. Vieram para  São Paulo: espanhóis, franceses, alemães, ingleses e, principalmente, italianos.

Alguns bairros de São Paulo foram construídos por imigrantes, como a Liberdade que foi fundado pelos japoneses, o Bexiga por italianos.

    

     As estradas de ferro foram feitos em Paranapiacaba e na estação da Luz.  No dia 14 de novembro de 1946 a ferrovia da estação da Luz pegou fogo e no mesmo dia, a estação de Paranapiacaba também pegou fogo. Relatórios da época dizem que foi uma falha na energia ou que alguém teria planejado o incêndio.Hoje as duas estações tornaram-se patrimônio histórico de São Paulo.

 Paranapiacaba antes






     As estradas de ferro foram feitas para transportar café que vinha do interior do estado de São Paulo como: Jundíaí, São José dos Campos, Campinas, Vinhedo e Sorocaba.

Estação da Luz




     São Paulo poderia ter outras formas de transportes públicos, mas construíram tantas rodovias, canalizaram tantos rios que não sobrou espaço. Poderiam ter feito hidrovias e mais pontos turísticos naturais.


Postado por: Gabriel Oliveira

0 comentários:

Postar um comentário