Mosaicos são - "composições pictóricas formadas por diminutas pedras multicoloridas de aspecto brilhoso, que se incrustam numa parede".
Considerada autêntica "pintura para a eternidade", em face da durabilidade dos seus materiais, o mosaico seria progressivamente abandonado à medida que, principalmente na Itália, os artistas iam desenvolvendo as novas técnicas do buon fresco e do fresco; por volta da segunda metade do Séc. XV o gênero praticamente deixara de ser cultivado.É uma técnica antiqüíssima, que já existia na Mesopotâmia em 3.500 a.C., foi muito praticada na Grécia e em Roma, conheceu sua fase de maior esplendor na Itália e em Bizâncio, depois que Constantino concedeu aos cristãos, liberdade de culto. São admiráveis os conjuntos musivos ainda hoje conservados em Ravena e Istambul (Sécs. V e VI), Monreale, Palermo e Veneza (Séc. XII).Os motivos eram geométricos e revelavam inspiração na arte da tapeçaria.
Na Macedônia os gregos formavam quadros de pequenos seixos brancos, pretos e de vários tons de vermelho com cenas de luta e de caça, além de motivos mitológicos. Na antiguidade romana, pavimentos em zonas nobres feitos de mármore ou terracota têm registros na história.
Painel de Di Cavalcanti
Cada objeto em mosaico é único: o corte de cada pedaço é feito artesanalmente e fica muito difícil repetir as formas utilizadas em um motivo.
Dados obtidos do site: http://mosaicos.cjb.net/ e na;
"Enciclopédia dos 500 anos da arte moderna".
Fonte: http://sites.unisanta.br/muvi/muvi/expos/expo6/Mosaicos.htm
http://sites.unisanta.br/muvi/muvi/expos/expo6/Mosaicos.htm
http://sites.unisanta.br/muvi/muvi/expos/expo6/Mosaicos.htm
0 comentários:
Postar um comentário