terça-feira, junho 26, 2012


AS GRANDES NAVEGAÇÕES E A DESCOBERTA DAS AMÉRICAS

2
Antigamente, as pessoas achavam que o mundo era quadrado e que, se navegassem ao sul, iriam cair no inferno e ser devorados por monstros marítimos.
Portugal navegava buscando tesouros e riquezas. O destino principal deles era as Índias onde compravam marfim, pimenta, cravo, tecidos e canela. Eles negociavam da seguinte maneira: compravam 1 kg de pimenta por uma moeda de ouro e vendiam por cinquenta a cem vezes mais.
No caminho para as Índias, eles enfrentavam piratas árabes e turcos. Eles estavam achando que o caminho estava ficando muito perigoso por causa dos furtos e batalhas. Tinham muitos prejuízos.
Colombo, italiano, mostrou seu plano ao Rei Dom João II, rei de Portugal, de chegar às Índias por outro lado, mas ele não se interessou. Então, navegou até a Espanha e fez a proposta para o rei Fernando e a rainha Isabel, lhes dizendo que queria descobrir uma nova rota para chegar às Índias e trazer riquezas sem correr risco com piratas. O rei da Espanha concordou e lhe deu três caravelas: Niña, Pinta e Santa Maria. Também deu uma frota de mais de cento e cinquenta pessoas.
Demoraram três meses. Muitos navegantes começaram a ter escorbuto, uma doença causada pela falta de consumo de alimentos sem a vitamina C. Quando chegaram em terra firme, encontraram as ilhas da Jamaica e Cuba.
O DESCOBRIMENTO DO BRASIL
O rei de Portugal contratou o navegante Pedro Álvares Cabral para uma esquadra às Índias. No dia 19 de março de 1500,ele saiu para o seu destino com treze caravelas.
Navegaram trinta e dois dias. No dia 22 de abril, chegaram às terras que hoje conhecemos como Brasil. Quando chegaram, avistaram um monte grande e redondo.
Como era época de páscoa, colocaram o nome de Monte Pascoal e, ao lugar, de Ilha de Vera Cruz. Pensavam que tinham chegado numa ilha.


Para não haver guerra entre duas potências, Portugal e Espanha, fizeram o tratado de Tordesilhas. Dividiram o continente em dois. A parte oeste ficou para a Espanha e a parte leste, para Portugal.

Quando desceram encontraram habitantes pardos e nus. Os apelidaram de Índios, pois queriam ir às Índias. Trocaram objetos de pouco valor como cocares, chocalhos, chapéus, colares, espelhos.
A partir de 1499, as Índias começaram a perder comércio, pois começaram a plantar plantas e raízes que compravam. Neste momento, começaram a buscar explorar os territórios descobertos nesta época.
A extração de Pau- Brasil foi tão intensa, que a árvore ficou quase extinta. A produção de cana de açúcar ficou concentrada no Nordeste e utilizava mão de obra escrava. Os escravos eram especialistas em várias áreas. Sabiam cultivar a terra, plantar, colher, conheciam mineração.
Depois do ciclo do açúcar, houve o período de exploração de minas de ouro nas Minas Gerais e depois, da produção do café em São Paulo.
Texto produzido pelos alunos: Gabriel Oliveira e Caio Vinícius Simião

2 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Nycollas disse...

Eu achei legal esse texto sobre o sistema vascular, porque fala sobre as veias do corpo.












































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































b

Postar um comentário